VIANA DO CASTELO A SANTIAGO DE COMPOSTELA | 2019 | 7 ETAPAS | 190KM Etapa 01. Viana do Castelo - Caminha Etapa 02. Caminha - Valença Etapa 03. Valença - Mós Etapa 04. Mós - Pontevedra Etapa 05. Pontevedra - Caldas de Reis Etapa 06. Caldas de Reis - Padrón Etapa 07. Padrón - Santiago de Compostela Sobre a viagem Esta foi a minha 7ª viagem a Santiago de Compostela e uma das mais gratificantes.
Como apenas tinha 7 dias para realizar o Caminho (como habitualmente!), e não estando nos planos voltar a realizar a maluqueira do
Porto a Santiago, em 7 dias (outubro de 2018), ou a estupidez da viagem de 52km, entre
Porto a Barcelos (abril de 2019), optei por ir de
Viana do Castelo a Valença e, daí, a Santiago de Compostela. Uma vez mais, passados 2 anos, com a minha namorada.
Realizada em novembro de 2019, com poucos peregrinos no caminho, sem o stress de não arranjar albergues públicos e com a intenção de desfrutar de algumas paragens em cafés e saborear algo quente.
Estado do tempo Sol (pouco) e chuva moderada a intensa. Temperatura entre os 6ºC e os 17ºC, com humidade relativa >70%.
Alterações do percurso, face a anos anteriores Existem
alterações consideráveis no percurso oficial, neste ano de 2019. Os meus tracks GPS anteriores demonstram essas alterações. Segui SEMPRE as orientações oficiais, exceto à saída de O Porriño (continuo a recusar-me fazer +1150m, apenas para não atravessar uma passadeira).
À chegada a O Porriño, segui as indicações oficiais no caminho "florestal". No entanto, o caminho "florestal", envia-nos para a N-550, em vez de continuar junto ao rio até ao albergue de O Porriño. Foi a primeira e a última vez que o fiz. Vou continuar a ir pela zona florestal, até ao albergue de O Porriño. Agora, é verdade que o caminho está traçado para entrarmos pela zona central de O Porriño, o que é compreensível., tendo em vista as igrejas e outros monumentos.
À chegada a Faramello/ Teo, já não seguimos pela nacional (que é perigosa). Vamos agora por um percurso florestal. Já alguém o tinha sinalizado, em anos anteriores, mas nunca tinha sido considerado "oficial".
À chegada a O Milladoiro, o traçado também mudou. Considero-o mais positivo, porque não temos de atravessar uma rotunda muito movimentada.
Viagens anteriores 2014 - A minha primeira ida a Santiago, de bicicleta. Na altura, sem qualquer GPS e com os caminhos menos sinalizados do que na atualidade. Segui mapas e caminhos, por entre areia. É verdade que também cortei caminho, em algumas zonas. Foi das experiências mais gratificantes que podia ter tido.
2015 - Ida de bicicleta, pelo
Caminho Central, até Finisterra . Um percurso duro.
2016 (junho) - Primeira longa caminhada, em Ano Santo, no
Caminho Inglês , aproveitando para ir a fazer algo que gosto: filmar e editar vídeos. Ver
Vídeo 1 e
Vídeo 2 .
2016 (outubro) -
Caminhada, em Ano Santo , feita de forma descontraída, com uma GoPro, aproveitando para criar novo vídeo (diferente do anterior). Ver
Vídeo 3 .
2017 - Caminhada pela
Variante Espiritual , com uma DSLR e uma objetiva pesada + um tripé de 2kg, "apenas" para criar e editar este
Vídeo 4 .
2018 - A superação pessoal, do
Porto a Santiago, em 7 dias .
Nota prévia: VIANA DO CASTELO a VALENÇA = "CAMINHO DE CABRAS" (Piso duro. Muito granito e asfalto).
VALENÇA a SANTIAGO = "ALCATIFA" (Piso muito mais regular. Os espanhóis estão a nivelá-lo tanto que qualquer dia vamos em passadeiras rolantes).
DADOS GPS Distância: 23,47 km
Tempo em andamento: 04:19
Tempo parado: 01:25
Média em andamento: 5,4 km/h
Média geral (com paragens): 4,1 km/h
NOTAS SOBRE A ETAPA Uma etapa relativamente fácil de ser feita, com paisagens bonitas. Há uma outra pequena alteração no caminho, na zona de Barro, fugindo das estradas e remetendo para caminhos mais rurais ou, pelo menos, protegidos da estrada.
willon13 13. sep. 2022
Ég hef fylgt þessari leið staðfest Skoða meira
Upplýsingar
Auðvelt að fylgja
Landslag
Auðvelt
Uma trilha tranquila, não tem subidas e descidas ingrimes, bem plana e muito tranquila