VIANA DO CASTELO A SANTIAGO DE COMPOSTELA | 2019 | 7 ETAPAS | 190KM Etapa 01. Viana do Castelo - Caminha Etapa 02. Caminha - Valença Etapa 03. Valença - Mós Etapa 04. Mós - Pontevedra Etapa 05. Pontevedra - Caldas de Reis Etapa 06. Caldas de Reis - Padrón Etapa 07. Padrón - Santiago de Compostela Sobre a viagem Esta foi a minha 7ª viagem a Santiago de Compostela e uma das mais gratificantes.
Como apenas tinha 7 dias para realizar o Caminho (como habitualmente!), e não estando nos planos voltar a realizar a maluqueira do
Porto a Santiago, em 7 dias (outubro de 2018), ou a estupidez da viagem de 52km, entre
Porto a Barcelos (abril de 2019), optei por ir de
Viana do Castelo a Valença e, daí, a Santiago de Compostela. Uma vez mais, passados 2 anos, com a minha namorada.
Realizada em novembro de 2019, com poucos peregrinos no caminho, sem o stress de não arranjar albergues públicos e com a intenção de desfrutar de algumas paragens em cafés e saborear algo quente.
Estado do tempo Sol (pouco) e chuva moderada a intensa. Temperatura entre os 6ºC e os 17ºC, com humidade relativa >70%.
Alterações do percurso, face a anos anteriores Existem
alterações consideráveis no percurso oficial, neste ano de 2019. Os meus tracks GPS anteriores demonstram essas alterações. Segui SEMPRE as orientações oficiais, exceto à saída de O Porriño (continuo a recusar-me fazer +1150m, apenas para não atravessar uma passadeira).
À chegada a O Porriño, segui as indicações oficiais no caminho "florestal". No entanto, o caminho "florestal", envia-nos para a N-550, em vez de continuar junto ao rio até ao albergue de O Porriño. Foi a primeira e a última vez que o fiz. Vou continuar a ir pela zona florestal, até ao albergue de O Porriño. Agora, é verdade que o caminho está traçado para entrarmos pela zona central de O Porriño, o que é compreensível., tendo em vista as igrejas e outros monumentos.
À chegada a Faramello/ Teo, já não seguimos pela nacional (que é perigosa). Vamos agora por um percurso florestal. Já alguém o tinha sinalizado, em anos anteriores, mas nunca tinha sido considerado "oficial".
À chegada a O Milladoiro, o traçado também mudou. Considero-o mais positivo, porque não temos de atravessar uma rotunda muito movimentada.
Viagens anteriores 2014 - A minha primeira ida a Santiago, de bicicleta. Na altura, sem qualquer GPS e com os caminhos menos sinalizados do que na atualidade. Segui mapas e caminhos, por entre areia. É verdade que também cortei caminho, em algumas zonas. Foi das experiências mais gratificantes que podia ter tido.
2015 - Ida de bicicleta, pelo
Caminho Central, até Finisterra . Um percurso duro.
2016 (junho) - Primeira longa caminhada, em Ano Santo, no
Caminho Inglês , aproveitando para ir a fazer algo que gosto: filmar e editar vídeos. Ver
Vídeo 1 e
Vídeo 2 .
2016 (outubro) -
Caminhada, em Ano Santo , feita de forma descontraída, com uma GoPro, aproveitando para criar novo vídeo (diferente do anterior). Ver
Vídeo 3 .
2017 - Caminhada pela
Variante Espiritual , com uma DSLR e uma objetiva pesada + um tripé de 2kg, "apenas" para criar e editar este
Vídeo 4 .
2018 - A superação pessoal, do
Porto a Santiago, em 7 dias .
Nota prévia: VIANA DO CASTELO a VALENÇA = "CAMINHO DE CABRAS" (Piso duro. Muito granito e asfalto).
VALENÇA a SANTIAGO = "ALCATIFA" (Piso muito mais regular. Os espanhóis estão a nivelá-lo tanto que qualquer dia vamos em passadeiras rolantes).
DADOS GPS Distância: 26,82 km
Tempo em andamento: 05:11
Tempo parado: 02:06
Média em andamento: 5,2 km/h
Média geral (com paragens): 3,7 km/h
NOTAS SOBRE A ETAPA A etapa de Caldas a Santiago não é difícil, mas também não se pode dizer que seja fácil. São 26km e a altimetria é inconstante, principalmente nos últimos quilómetros. Ainda assim, faz-se bem. Para mais informações, ver tracks anteriores, deste mesmo percurso.
Athugasemdir