Tími  3 klukkustundir 53 mínútur

3,6
7,2

Skoðað 2849sinnum, niðurhalað 37 sinni

nálægt Santar, Viseu (Portugal)

A caminhada iniciou-se na Capela de Santa Luzia em Casal Sancho. Durante cerca de 3 km seguiu-se pela estrada que liga Casal Sancho a Mangualde, passando por uma Alminha. Após a subida da Pedralta corta-se à esquerda e segue o trilho(Mangualde) das Águas Milenares. Seguindo-se este trilho pode ver-se uma picota antes de se chegar à aldeia de Casal Sandinho. Nesta localidade pode ver-se a Capela da Nossa Senhora da Piedade. Segue-se depois até Casal Mendo e inicia-se a descida até às Termas de Alcafache. Atravessa-se a ponte sobre o Rio Dão e já no concelho de Viseu seguse-se o percurso 5 de Viseu, que nos vai levar a passar pelas Termas e sempre junto ao Rio Dão nos conduz ao Recanto do Amor e ao belo local do Moinho de três Mós.

Segue-se depois de regresso às Termas e já novamente no Concelho de Mangualde passamos pela Capela da Senhora de Fátima e inicia-se uma complicada subida de 1,4 km a 10,3% inclinação. Já em Casal Mendo passamos nas capelas de São Frutuoso e Santa Cruz. Em Aldeia de Carvalho passa-se por uma fonte e um pelourinho e segue-se para o caminho dos poços até à Calçada Romana. Segue-se em sentido descendente até a um corte à esquerda para zona de fazendas e mato que nos leva de regresso a Casal Sancho. Aqui passa-se pelo Pelourinho do bairro do Outeiro, pela fonte da Avenida e pelo Pelourinho do bairro do Povo até se chegar ao ponto de partida.
Percurso que passa por 3 concelho(Nelas, Mangualde e Viseu), com zonas por limpar(não é um percurso oficial) e durante este dia podemos ir petiscando umas cerejas que nos sorriam junto aos trilhos :D