Tími  einn dagur 8 klukkustundir 17 mínútur

Hnit 2112

Uploaded 20. febrúar 2017

Recorded febrúar 2017

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
970 m
3 m
0
5,8
12
23,22 km

Skoðað 28022sinnum, niðurhalað 695 sinni

nálægt Três Barras, Santa Catarina (Brazil)

Acampamento no Monte Crista com acesso as Cachoeiras do Rio Três Barras, com marcação de algumas áreas de Acampamento da região.

O Monte Crista é a montanha mais popular da região de Joinville em Santa Catarina.
Seu acesso se dá por uma trilha histórica calçada com pedras, um vestígio do caminho dos Ambrósios, um dos caminhos coloniais utilizados para cruzar a Serra do Mar desde Curitiba até a Baia da Babitonga (e vice-e-versa). Segundo alguns estudos, este caminho foi aberto no ano de 1762 e foi utilizado pelo espanhol Francisco Cabeza de Vaca, o qual realizou uma travessia por terra de Asunción (Paraguai) até o Oceano Atlântico no século XVI, tendo descoberto as Cataratas do Iguaçu. Acredita-se que o trajeto percorrido pelo Caminho dos Ambrósios foi aberto seguindo um roteiro ainda mais antigo, um ramal do Caminho de Peabiru, o qual alguns pesquisadores acreditam que percorre mais de 3 mil km até a cidade de Cusco, no Peru. O Peabiru foi percorrido por indígenas, bandeirantes e jesuítas nos períodos de colonização.
A trilha começa praticamente no nível do mar, atravessando uma floresta úmida e densa, que perde sua opulência com o ganho de altitude, chegando na região do cume aonde predominam campos.
Próximo ao cume do Monte Crista existem algumas rochas posicionadas de tal forma que lembram a figura de um homem sentado (Guardião), o qual alguns acreditam ser um indicativo ligado ao caminho histórico que percorre a montanha.

Ao acampar lembre-se: As fogueiras são proibidas em locais ambientalmente protegidos. A atividade enfraquece o solo e representa uma das grandes causas de incêndios florestais. Ao cozinhar utilize fogareiro, para iluminação use lanterna e para se aquecer, basta ter a roupa adequada ao clima do local que se está visitando. NUNCA deixe nenhuma forma de lixo nas trilhas ou montanhas, recolha o lixo que encontrar se for possível. Preservemos a beleza natural do mundo.

Deixamos o carro no Estacionamento Monte Crista, com o Sr. Ari, a taxa da diária do veículo é de R$ 15,00 e a taxa travessia da ponte ida e volta R$ 4,00. O caminho é bem aberto com algumas bifurcações pelo caminho, recomenda-se conhecer a região ou ter auxílio de um mapa. Logo no início tem a travessia do Rio Crista onde deve se atravessar um rio cuja profundidade varia muito conforme as chuvas na região, sendo algumas vezes impossível realizar a sua travessia. Na região da clareira descansamos e fomos nos banhar na cachoeira ali próxima na trilha de acesso a direita.
Passamos no outro caminho menos usado que possui uma gruta que pode servir de abrigo para uma barraca em casos de emergência, retornando para a clareira.
No meio da subida ainda há um mirante (sobre uma rocha), onde é possível ter uma bela vista de Joinville, São Francisco do Sul e região. A subida é facilitada por três "grampos" presos na pedra. Foi realizado a ascensão ao Monte Crista, até a região próxima do "guardião", ali próximo dos acampamentos, escondemos as cargueiras e seguimos de ataque até cachoeira seguindo uma trilha bem demarcada a esquerda.
A descida na parte do rio é de forte inclinação e exige cuidado redobrado com escorregões. Para ter acesso as cachoeira daquela região o aceso se faz por rochas e uma pequena trilha lateral a direita. Tenha atenção no verão com possíveis cabeças d´água no local, conforme existem alguns relatos. O local é lindíssimo com um belo local de banho e contemplação. Na última cachoeira que acessamos atrás da rocha tem a existência de uma "bela ducha" para se banhar.
Retornamos as cargueiras e seguimos até o guardião e posteriormente montamos acampamento no alto para melhor contemplação do pôr do sol e seu nascer.
Neste dia de fevereiro pegamos um visual limpo e muito bonito, com pouco vento e infestado de pernilongos e mutucas, foi uma noite quente dentro das barracas para não ser atacado pelo insetos.
No retorno no outro dia seguimos até o guardião para fazermos algumas fotos. E exploramos uma descida diferente, mais curta de percurso, mais fechada e estreita es mais íngreme no trajeto que liga a trilha tradicional.
Seguimos até a clareira e acessamos outro caminho que dá acesso a uma cachoeira maior do Rio Três Barras, cuidado ao descer neste local é de forte inclinação e exige cuidado redobrado com escorregões além de possuir um solo bem instável. Vale muito a pena de exploração deste local que mantém-se belíssimo e mágico como toda a região. No retorno descemos pela trilha que costeia o lado do rio para evitar uma parte do trecho conhecido como saboneteira, apesar de ser mais longo e bem lamaçento se torna mais fácil e rápido não tendo que ficar evitando a todo o tempo os escorregões habituais em rocha úmida com limo. Neste dia os pontos de lama estavam pequenos devido ao calor dos últimos dias.
No final do trajeto ainda aproveitamos para tomar mais um banho no Rio Crista que possui várias áreas de banho.
Neste trekking aproveitamos muito bem o Monte Crista com muitas das belezas que o local possui.
Trilha realizada com o grupo: Sem Limites!
(Anderson, Aroldo, Dayanne, Deisi, Jhônatas, Johnny, Priscila, Ricardo).
A felicidade verdadeira deve ser compartilhada!

MONTE CRISTA
O caminho, ao alto, já foi utilizado por padres jesuítas há mais de 200 anos, existindo trilhas (escadaria) feitas por humanos com mais de mil anos de existência e ainda bem conservadas. Estas trilhas ligavam o litoral ao interior do continente, ao Planalto Serrano, indo até o Paraguai, inclusive usada ininterruptamente desde tempos imemoriais, onde passou o caminho do “Peabiru” na língua tupi, “pé” – caminho; “abiru” -gramado amassado). Os antigos contam histórias e lendas, e entre elas, há aquela em que os jesuítas ali guardavam ouro em grutas, a salvo dos piratas marítimos. Onde termina a mata densa e começam os campos de altitude, Pedra do Mirante lembra a forma de um homem sentado, que foi chamado de “Guardião do Crista”.

CREST MOUNTAIN
The route to the top has been used by Jesuit priests for more than 200 years ago and there are trails (stone stairways) made by humans with more than a thousand years of existence and still well preserved. These trails linked the coast to the interior of the continent, to the Serrano Plateau,going to Paraguay, even used uninterruptedly since time immemorial, where he passed the path of the “Peabiru” in the Tupi language, “foot” - path; “abiru” -grammed crumpled). The ancients tell stories and legends and among them, there is the one of the Jesuits who used to keep gold there, in caves, safely from the sea pirates. Where the dense forest ends and the altitude fields begin, the Belvedere Stone reminds the shape of a man sitting who was called “Guardian of the Crest.”
Varða

Estacionamento

Estacionamento
Brú

Ponte

Á

Rio Crista

Rio Crista
Varða

Córrego

Gatnamót

Bifurcação

Fallegt útsýni

Vista vale ( janela)

Vista vale ( janela)
Á

Córrego

Á

Córrego

Á

Rio

Rio
Á

Rio

Á

Rio

Gatnamót

Bifurcação

Foss

Cachoeira

Cachoeira
Varða

Clareira

Hellir

Gruta

Gruta
Varða

Area de descanso

Fallegt útsýni

Mirante

Mirante
Varða

Ponto água

Ponto água
Á

Córrego

Tjaldsvæði

Acampamento janela

Gatnamót

Bifurcação

Lind

Ponto água

Ponto água
Gatnamót

Bifurcação

Fallegt útsýni

Vista

Vista
Tjaldsvæði

Acampamento vista Crista

Acampamento vista Crista
Tjaldsvæði

Acampamento

Á

Córrego

Tjaldsvæði

Acampamento

Á

Córrego

Fallegt útsýni

Vista

Vista
Á

Córrego

Fallegt útsýni

Vista

Vista
Foss

Cachoeira

Cachoeira
Foss

Cachoeira

Cachoeira
Foss

Cachoeira

Cachoeira
Foss

Cachoeira

Cachoeira
Fallegt útsýni

Mirante

Mirante
Varða

Mini caverna

Mini caverna
Fallegt útsýni

Crista vista

Crista vista
Varða

Guardião

Fallegt útsýni

Vista

Vista
Á

Córrego

Á

Córrego

Á

Córrego

Tré

Árvore caída

Árvore caída
Foss

Cachoeira

Cachoeira
Fallegt útsýni

Vista

Vista
Gatnamót

Bifurcação

Á

Córrego

Á

Rio

Rio
Á

Rio

Rio
Gatnamót

Bifurcação

Á

Rio

Rio
Á

Córrego ao lado rio

Córrego ao lado rio
Á

Córrego

Gatnamót

Bifurcação

Á

Captação de água

Captação de água
Bílastæði

Estacionamento

52 comments

  • mynd af anderson_schmitt

    anderson_schmitt 20.2.2017

    Ótimo relato e descrição Johnny!
    Foi realmente maravilhoso, a região é lindíssima.

    Como alguém do grupo comentou durante a trilha, "é mais fácil morrer afogado do que de falta de água no Monte Crista!", o lugar é rodeado de rios e córregos com aguas claras e refrescantes. O calor estava intenso, pra mim os banhos de rio e as belíssimas quedas de água foram o destaque!

  • mynd af Dayanne

    Dayanne 1.3.2017

    I have followed this trail  View more

    Uma das melhores trilhas da região. Combinação perfeita entre as montanhas e cachoeiras!

  • mynd af LEWISKI

    LEWISKI 16.10.2017

    Ola! Estou traçando um percurso para ir, de bike, de Tijucas do Sul até Garuva, descendo pela trilha Monte Crista. Seria isso possível? Sei que vou ter longos trechos de emburra bike. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/monte-crista-rio-cachoeiras-garuva-sc-16488464#wp-16488500/photo-10340915

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 17.10.2017

    Cara, meu conhecimento de bike é limitado.
    Mas acredito ser bem complicado o acesso por bike, a parte de trilha será muito tempo carregando-a. O bom seria você fazer uma visita ao local antes conhecê-lo para sondar. Não conheço ninguém que vá de bike por essa região.
    Abraços. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/monte-crista-rio-cachoeiras-garuva-sc-16488464#wp-16488500/photo-10340915

  • mynd af heliomb

    heliomb 16.12.2017

    Fiz a Trilha no dia 10/12/17, a trilha que costeia o lado do rio é mais fechada com alguns pontos obstruídos devido queda de árvores e até mesmo por ser menos utilizada, tive de usar o mapeamento pelo GPS disponibilizado pelo nosso amigo Johnny para me localizar, no ponto sinalizado como "córrego ao lado do rio" tem uma belíssima piscina natural, irei retornar para fazer umas imagens aquáticas.

  • mynd af heliomb

    heliomb 16.12.2017

    I have followed this trail  View more

    Adoramos o desafio.

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 18.12.2017

    Show. Heliomb que bom que o mapeamento pode auxilar-lhe, esta trilha é realmente muito linda.
    Abraços.
    E bons desafios.

  • mynd af lucas8tc

    lucas8tc 8.1.2018

    Johnny, quanto tempo você levou pra realizar esse percurso?

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 8.1.2018

    O Tempo do percurso seria em torno de umas 7 a 9 horas.
    Para este percurso mais completo sempre fiz com cargueira e acampando, utilizando dois dias para aproveitar bem o local, recomendo se possível ir com tempo para acampar neste local fantástico e sempre atente-se as condições climáticas.
    Abraços e boas trilhas.

  • mynd af Chanlibel گردنه مه آلود
  • mynd af Johnny S

    Johnny S 6.2.2018

    Thanks. aidinmehrabani

  • paulolima09 4.3.2018

    top...

  • Brolin 9.4.2018

    Johnny!! Otimo relato.
    Você comentou que tem subidas feitas em grampos, eu estou planejando ir com meu cachorro de garuva até as represas de vossoroca, passando por esse caminho. Acha viavel levar o cachorro, ele é grande 25kg.

    Valeuuu

  • mynd af Cleverarruda

    Cleverarruda 10.4.2018

    Guilherme, teu cachorro vai adorar !! Manda ver !! Divirta-se.

  • mynd af Gustavo Garcia Sanches

    Gustavo Garcia Sanches 27.7.2018

    Sensacional. Belo relato e bela pernada.

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 5.8.2018

    Valeu Galera!
    Abraços e boas trilhas.

  • marcelo.lsilva27 4.9.2018

    Johnny, bem marcada sua trilha, sabe me dizer se ainda tem o caminho da esquerda? Fiquei sabendo que desbarrancou, isso procede.

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 15.9.2018

    Olá Marcelo.
    Desculpe a demora na resposta, mas estive pesquisando com alguns amigos que foram recentemente e nenhum deles sabe sobre área de desmoronamento, existe trajetos bem eroditos devido as últimas chuvas mas não que tenham impossibilitado a passagem.
    Espero poder ter sanado sua dúvida.
    Abraços e boas trilhas.

  • mynd af eduardowck

    eduardowck 5.11.2018

    I have followed this trail  staðfest  View more

    Usei a track para pegar um dos dois caminhos, optei pelo tradicional visto que o caminho que margeia o rio estava mais fechado

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 5.11.2018

    Obrigado pelo feedback Eduardo.
    Boas trilhas.

  • mynd af Leonardo Rathunde Jr.

    Leonardo Rathunde Jr. 4.2.2019

    Boa tarde Johnny, sabe como estão as Trilhas agora? É tranquilo para fazer sozinho? Abraço e parabéns.

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 5.2.2019

    Olá Leonardo faz tempo que não faço esta trilha.
    Segundo amigos está bem tranquilo o trajeto.
    Recomendo não fazer sozinho nenhum tipo de trilha, sempre podemos ter algo inesperado no caminho.
    Atenção esta trilha geralmente encontramos cobras, ainda mais neste período de calor que vem fazendo.
    Abraços e boas trilhas.

  • mynd af Leonardo Rathunde Jr.

    Leonardo Rathunde Jr. 5.2.2019

    Valeu Johnny, sei que não é recomendado fazer solo, porém não tenho companhia e já sou experiente em trilhas. Sabe me dizer se o sinal de celular lá é bom?

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 6.2.2019

    Olá Leonardo.
    No topo do Monte Crista o meu celular da Vivo a uns dois anos atrás tinha sinal ruim.
    E da Tim na época caia e retornava.

  • mynd af Luiz19841

    Luiz19841 22.2.2019

    Valeu pela informações

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 22.2.2019

    Obrigado pelo feedback

  • mynd af André Tesck

    André Tesck 7.3.2019

    I have followed this trail  staðfest  View more

    Parabéns pela gravação desta trilha. Testada e aprovada.

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 8.3.2019

    Obrigado pela avaliação André.
    Abraços e Boas trilhas.

  • GabrielGladiator 24.6.2019

    Show de relato Johnny!

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 24.6.2019

    Obrigado Gabriel.

  • mynd af DiegoPzanin

    DiegoPzanin 3.7.2019

    A travessia do rio no início da trilha ainda é por dentro? Ou existe um pontilhão?

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 3.7.2019

    Olá Diego. No início da trilha logo ao lado do estacionamento tem uma ponte para travessia.
    Mas logo a frente no rio Crista somente cruzando por dentro da água, possui partes mais rasas e com rochas que facilitam a travessia. Este mesmo rio tem que se tomar cuidado em tempo ruim, pois pode ser muito difícil quando pretender retornar, sendo a única passagem.
    Abraços e boas trilhas.

  • mynd af DiegoPzanin

    DiegoPzanin 3.7.2019

    Entendido. Muito obrigado pela resposta.

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 3.7.2019

    Disponha, sempre que precisar.
    Obrigado pela avaliação.
    Abraços.

  • leticia_w 21.7.2019

    Boa noite. Tenho interesse em fazer a trilha com meu namorado. É seguro? Quais cuidados precisamos tomar?

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 23.7.2019

    Olá Leticia Logo no início tem a travessia do Rio Crista onde deve se atravessar um rio cuja profundidade varia muito conforme as chuvas na região, sendo algumas vezes impossível realizar a sua travessia. Deve se atentar muito ao clima pois pode ser quase impossível o retorno necessitando resgate.
    ​Atenção neste trilha:​​ Devido a falta de cuidados de clima, principalmente com chuva, e mudanças rápidas de alteração do clima e ser uma trilha que exige um bom esforço físico pode ser um pouco trabalhosa. A sinalização e manutenção da trilha é escassa, tem muitos caminhos alternativos, mas a grosso modo o caminho é bem batido porque a região é bastante frequentada. Mas mesmo assim frequentemente acontecem incidentes com pessoas com a necessidade inclusive da intervenção do Corpo de Bombeiros e/ou Polícia Militar para salvamento / resgate de pessoas que ficam perdidas ou até mesmo que não conseguem retornar devido ao rio subir.
    Lembre-se: NÃO FAÇA FOGUEIRAS: Ao acampar as fogueiras são proibidas em locais ambientalmente protegidos. A atividade enfraquece o solo e representa uma das grandes causas de incêndios florestais. Ao cozinhar utilize fogareiro, para iluminação use lanterna e para se aquecer, basta ter a roupa adequada ao clima do local que se está visitando. Este local o clima sempre é uma incógnita.
    EVITE ao máximo FUMAR e, se o fizer, sobretudo não descarte suas bitucas no caminho - bituca também é LIXO, apague-as com água e traga junto com o seu lixo. Muita atenção ao horário de retorno (variável de acordo com a estação), leve SEMPRE lanterna e baterias sobressalentes. Ao atravessar ou banhar-se em rios e cachoeiras tenha consciência que os mesmos podem subir repentinamente. Isso pode gerar situações perigosas, ilhando ou até arrastando as pessoas.
    Lembre-se: em ambientes naturais há riscos de diversos acidentes e a fadiga pode favorecê-los.
    NUNCA deixe nenhuma forma de lixo nas trilhas recolha o lixo que encontrar se for possível.
    Toda trilha possui seu esforço é importante conhecer seus limites.
    Abraços e boas trilhas.

  • mynd af marcosadv_

    marcosadv_ 3.9.2019

    Olá Johnny, tudo bom?

    Seus relatos são bastante completos, muito obrigado!

    Tenho uma pergunta. Já salvei sua trilha aqui no meu Wikiloc. Será que é possível eu seguir essa marcação via celular?

    Muito obrigado!

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 3.9.2019

    Olá Marcos obrigado pelo feedback.
    Para seguir a trilha basta ter o acesso premium do wikiloc que pode facilmente seguir qualquer trilha disponível no App.
    Fico a disposição.
    Abraços e boas trilhas.

  • mynd af Petterson Palnau

    Petterson Palnau 10.10.2019

    Opa... podes me informar qual horario abre la o estacionamento ? Estamos pensando em fazer a trilha bate e volta sabado ... o recomendado é iniciar as 07h da manha ? podes me informar ?

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 10.10.2019

    Olá amigo. Não tenho o contato.
    Já cheguei bem cedo no local algumas vezes e sempre estava aberto a área do estacionamento, qualquer coisa pode acertar o valor no retorno.
    Abraços e boas trilhas.

  • mynd af Mayron Waligura

    Mayron Waligura 24.4.2020

    Não acredito no número de Waypoints, fotos e informações úteis deste teu tracklog, amigo. Ótimo trabalho, obrigado por isso!

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 25.4.2020

    Obrigado Amigo.
    Abraços e boas trilhas.

  • mynd af Paulo Marques Santana (#cambirelistagroup)

    Paulo Marques Santana (#cambirelistagroup) 20.7.2020

    Valeu Johnny, mas uma vez excelente fotos e tracklog perfeito. Obrigado!

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 21.7.2020

    Obrigado pelo feedback.
    Abraços e boas trilhas.

  • mynd af Franklin Akutsu

    Franklin Akutsu 21.9.2020

    Qual o tempo total de subida e descida? É possível realizar bate e volta?

  • Victtor Vincentt 23.9.2020

    Olá, sabe me dizer se a trilha está aberta devido ao covid um amigo comentou que estava fechado e iria subir esse fim de semana

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 25.9.2020

    Olá Franklin. Já realizei diversas vezes no sistema de bate volta.
    Mas desta forma recomendo fazer só a subida até o Crista sem aproveitar as Cachoeiras, pq o horário fica muito apertado para conseguir aproveitar. O tempo de subida e descida pode contabilizar 8 a 12h, dependendo do ritmo e tempo de descanso e contemplação.
    Abraços e boas trilhas.

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 25.9.2020

    Olá Victtor segundo alguns amigos o acesso já está liberado.
    Abraços.

  • janjppier 8.1.2021

    Opa Johnny sabe me informar se tem algum custo para passar pelas terras?

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 8.1.2021

    Olá amigo.
    Tem o custo de travessia pela ponte e custo de estacionamento do veículo.
    Faz tempo que não vou no local, antigamente era R$ 4,00 para passar pela ponte e R$ 15,00 do veículo.
    Abraços e boas trilhas.

  • bruno1919 2.4.2021

    Opa boa noite Jhony sabe se está aberto a visitação da trilha?

  • mynd af Johnny S

    Johnny S 6.4.2021

    Olá Bruno que eu saiba está aberto sim.
    Abraços.

You can or this trail