Tími  3 klukkustundir 30 mínútur

Hnit 952

Uploaded 26. júní 2019

Recorded júní 2019

-
-
2.043 m
1.561 m
0
1,8
3,7
7,3 km

Skoðað 91sinnum, niðurhalað 3 sinni

nálægt Santa Marina de Valdeón, Castilla y León (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

PEÑA DE GABANCEDA DESDE PANDETRAVE

Entre os Puertos de Pandetrave e Panderruedas, com Valdeón a Sul, encontra-se o Maciço del Gildar. Peña de Gabanceda é o cume mais oriental deste interessante setor da Cordilheira, cume de onde se obtém uma magnifica panorâmica do Maciço Central dos Picos de Europa.

Peña de Gabanceda alcança-se comodamente desde Puerto de Pandetrave, é uma ascensão curta, fácil e agradável para uma manhã sem dificuldades técnicas. As panorâmicas que o cume de Peña de Gabanceda nos oferece são impressionantes, poucas vezes com tão pouco esforço, se consegue tanta recompensa…

DESCRIÇÃO DA TRILHA
Saímos do estacionamento de Puerto de Pandetrave em direção à área de lazer, sem chegar a alcança-la, seguimos um caminho que logo se bifurca, viramos à direita por um caminho quase impercetível que começa a subir. Logo de seguida alcançamos um caminho bem definido e sinalizado com mariolas “hitos” que nos leva a uma colina. Ao longo do caminho, que vai subindo progressivamente, as panorâmicas do Maciço dos Picos são magnificas. Percorremos a colina, já vemos o nosso objetivo no horizonte “Peña Gabacenda”!

Entramos num pequeno vale por onde corre uma linha de água, continuamos a seguir as mariolas e alcançamos o majón nº18, continuamos pelo “Prado Collado”, sempre com o cume de Gabanceda e o que resta da ascensão no nosso horizonte. Chegados ao nosso “Waipont” - “Prado” deixamos o caminho de Gabanceda para cortar à nossa direita e começar a derradeira ascensão, curta, mas de forte inclinação, evitando assim a zona de densa vegetação. Subimos em ziguezague, progressivamente fomos vencendo o desnível e alcançamos o cume de Peña Gabanceda, com 2036m de altitude.


Panorâmica desde Peña Gabanceda.

Peña Gabanceda, com a sua parede setentrional, cortada verticalmente sobre El Circo de Montó, proporciona uma área e sugestiva vista de quase todo o Municipio de Valdeón e Maciço Central dos Picos de Europa: Torre del Friero (2445m); Torre de La Palanca (2614m); Torre del LLambrión (2642m); Torre Casiano de Prado (2662m)… Panorâmicas de 360º deslumbrantes, aproveitamos o cume para uma longa pausa enquanto apreciávamos toda a beleza que a nossa vista alcançava.

Na descida optamos por seguir pela colina Oeste. Seguimos por uma zona de pedreira que atravessamos em busca de um bom caminho que desce progressivamente a colina, rodeando a parte alta del Circo de Montó. Já na base da colina seguimos à direita um caminho de pé posto em direção a Collada Tomaderas na base dos Picos de La Silla. Agora seguimos o trilho de pé posto na cumeada da Vega de Pregó até encontrarmos o caminho utilizado na subida, 200 metros antes do nosso “Waipont” - “Prado”. Desde aqui o caminho de regresso é feito no sentido inverso até Puerto de Pandetrave.


FICHA TÉCNICA DA ETAPA
Dia 23 de junho 2019
Percurso: Puerto de Pandetrave - Prado Collado - Peña Gabanceda - Collada Tomaderas - Prado Collado - Puerto de Pandetrave
Distancia: 7,3 km
Duração: 3h31min
Tempo em movimento: 2h03min
Tempo parado: 1h28min
Movimento médio: 3,57kms/h
Acumulado positivo: 559m
Acumulado negativo: 560m




Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

Athugasemdir

    You can or this trail