Tími  6 klukkustundir 7 mínútur

3,7
7,5

Skoðað 1490sinnum, niðurhalað 45 sinni

nálægt Vilela, Braga (Portugal)

Trata-se de um percurso temático criado com o objectivo de melhorar o conhecimento dos pedestrianistas acerca da energia eólica. O trilho, apesar dos seus 14Kms, é de moderado nível de dificuldade, com um ou outro desnível mais acentuado. Como pontos de interesse, para além da temática relacionada com a energia eólica, tem alguns belos miradouros de onde se pode observar ao longe toda a cidade de Fafe e arredores, a capela de S.to António em Vilela, a Casa de Pedra no Alto da Facha, a capela de Nossa Senhora da Guia e no Confurco, junto á estrada para Cabeceiras de Basto o antigo cruzeiro e o Marco do Fidalgo Rodrigo, um bloco de granito brasonado utilizado para delimitar terras. Junto á aldeia de Vilela percorremos um típico caminho rural onde abundam os lameiros e onde se podem ver lajes de pedra ‘lavradas’ por rodados de carros de bois ao longo dos tempos. Nas zonas altas observamos várias aves de rapinas e também garranos.

Fizemos um pequeno desvio (2Km aprox) para almoçar na Adega Montebello em Varzea Cova onde a Sra Isolete nos recebeu muito bem, convém ligar antecipadamente (00351 967380101) para marcar e negociar o preço pois a probabilidade de estar cheio e bastante grande