Hnit 500

Uploaded 19. september 2017

Recorded september 2017

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
400 m
0 m
0
5,3
11
21,23 km

Skoðað 912sinnum, niðurhalað 35 sinni

nálægt Portela, Viana do Castelo (Portugal)

Neste trilho o nome é bastante honesto em relação ao que nos é oferecido neste passeio pelas freguesias de Caminha, Vilarelho, Cristelo, Azevedo, Vide, Vila Praia de Âncora e Moledo, todas no concelho de Caminha.
O contacto com oceano, o estuário do Rio Minho e as vistas sobre estas massas de água e os maciços das serras em redor (Serra de Santa Luzia, Serra de Arga e as serras do lado espanhol) justificam bem a visita, para um dia bem passado. Acrescenta-se a visita a Caminha, Moledo, à Capela de Santo Antão e à Capela Românica de São Pedro de Varais.

Podemos encontrar a apresentação deste trilho na página da responsabilidade da Câmara Municipal de Caminha e também o respectivo folheto. Também encontramos o folheto na página da WalkingPortugal, que podemos descarregar.

Importa ter em conta algumas inconsistências existentes no folheto de apresentação do percurso face ao que encontramos no terreno, nomeadamente:
- A visita às muralhas da fortaleza de Caminha é referida no texto e representada no mapa como um caminho quase em linha recta após a passagem pelo Apeadeiro da Senhora da Agonia. Porém, no terreno as marcações são muito explícitas a guiar-nos pelas escadinhas do Calvário, seguindo-se depois a mudança de direcção para sul, em que nos afastamos das muralhas da fortaleza de Caminha e começamos a subida em direcção ao Miradoura da fraga. Segui estas marcações existentes no terreno, mas acrescentei a pequena descida para visitar a fortaleza e apreciar as vistas sobre o estuário do Rio Minho.
- Se tentar-mos seguir o traçado representado no mapa do folheto de forma rigorosa verificamos que tal já não é possível na vizinhança da Capela de São Pedro de Varais, devido à vegetação que fechou esse trilho. O traçado do mapa refere-se a uma versão antiga do trilho. As marcações receberam trabalhos de manutenção recentemente e o traçado abandonou carreiros que já não são transitáveis e passou a seguir por estradas florestais mais convencionais entre os km 9,7 e 12,8. Falta actualizar o mapa no folheto...
- No mapa o trilho vai até ao Vértice Geodésico do Cobertorinho, mas no terreno as marcações não nos alertam desse pequeno desvio e direccionam-nos logo para a descida. O acesso a esse marco geodésico já é um tanto difícil, porque está rodeado de mato que arranha bastante quem lá queira chegar... A visita ao miradouro no penedo do Sino dos Mouros também não é assinalada pelas marcações no terreno, mas é muito fácil e vale sempre a pena!
- O folheto fala na passagem pela Praia de Moledo, mas as marcações não nos conduzem até ao areal. Vale a pela esse desvio!

Desde o ponto de início do trilho até já próximo da Capela de Santo Antão as marcações deste percurso de Pequena Rota (PR) são também acompanhadas por marcações de percurso de Grande Rota (GR). Ainda não sei identificar de que GR se trata.

São visíveis as marcações dos Caminhos de Santiago pouco depois de se iniciar o trilho, ao atravessar a estrada N13 (ao km 0,9), até chegar ao Apeadeiro da Senhora da Agonia (ao km 1,5).


O trilho está sinalizado, com as marcações em bom estado. O facto de não estarem rigorosamente consistentes com o traçado representado no mapa do folheto não constitui uma questão relevante. Não existe o habitual painel informativo no início do percurso, nem mesmo a placa a indicar o ponto de início.
Não encontrei obstáculos a ultrapassar. Os caminhos estavam todos desimpedidos e são de muito fácil progressão.
A cobertura florestal quase não existe, pelo que a exposição solar é elevada. Há um ponto de abastecimento de água no parque de merendas junto da Capela de Santo Antão.
Tendo em conta os aspectos que indiquei acima, considero a Dificuldade Técnica como "Fácil".


Boas Caminhadas!

2 comments

  • mynd af anacmlopes

    anacmlopes 18.5.2018

    I have followed this trail  staðfest  View more

    Por volta do km 12 a limpeza da mata ocultou ou eliminou algumas indicações, principalmente junto a um cruzamento. A ajuda do mapa offline e os alertas da aplicação foram fundamentais para continuarmos dentro do trilho!

  • mynd af cpassos78

    cpassos78 6.6.2019

    A GR que aparece é a do alto minho que começa em Caminha e acaba na Ponte da Barca

You can or this trail