Tími  4 klukkustundir 36 mínútur

3,5
7,1

Skoðað 974sinnum, niðurhalað 72 sinni

nálægt Donas, Castelo Branco (Portugal)

Percurso fácil e interessante do ponto de vista paisagístico e cultural.

Decorre entre duas aldeias serranas da encosta norte da Serra da Gardunha, Donas e Alcongosta (concelho do Fundão), por paisagens rurais onde predominam em larga maioria os pomares de cerejais que dominam os socalcos das encostas.

Por comodidade, optamos por começar o percurso em Donas, berço de ilustre figura do panorama internacional atual, embora se possa iniciar também em Alcongosta.

Contrariamente ao sentido recomendado seguimos o sentido horário apenas porque a placa que indica o rumo contrário estava derrubada e escondida atrás de um contentor de lixo (descobrimos no final) e seguimos a sinalética do caminho contrário que se avistava ao longe, mas não terá sido má opção.

A zona das levadas é também uma zona mágica deste percurso e foi aqui também que desviamos um pouco do percurso, cerca de 400m (entre o Km 2,9 e o Km 3,3), porque quando se indica a saída das levadas o caminho está completamente dominado pelas Acácias, de forma que atalhamos caminho ainda pela levada , saindo um pouco adiante, para uma zona de bosque muito bonita e até tivemos que galgar árvores caídas, que tornou ainda mais interessante este percurso (pelos vistos não fomos apenas nós, visto que se notava o rasto do pisoteio de outros caminheiros). Quando retomamos o trilho, verificamos que já andavam a desmatar esta zona do percurso.

Por último, na parte mais alta da serra, destacam-se as vistas para a Cova da Beira e o bonito bosque de castanheiros selvagens, que dão o nome a este percurso.

O outono, pelo matizado das folhagens, e a primavera, por alturas da floração das cerejeiras, são as épocas ideais para percorrer este trilho.

Folheto do percurso em “ https://www.cm-fundao.pt/oquefazer/aventura_lazer/Rotas_e_Percursos/rota_castanheiros”
Inicio
Igreja de Santa Maria (Igreja Matriz de Donas)
Capela Sra Souto
Levadas
Vista para Serra da Estrela e fauna local
Uvas esquecidas?
Início do caminho dos Soutos
Bosque de castanheiros
Vista para o Fundão
Passagem sobre os túneis da Gardunha