-
-
359 m
173 m
0
2,7
5,4
10,86 km

Skoðað 43sinnum, niðurhalað 1 sinni

nálægt Porcelhe, Viseu (Portugal)

Este percurso circular com aproximadamente 11 Km. Tem início e fim na Lavandeira - Vila Chã (Arcozelo das Maias), junto à EN16.
Além da paisagem moldada pelo trabalho de gerações sucessivas, podem, também, ser visitados espaços naturais associados a lendas e histórias do passado mais distante. A gruta dos mouros , os lameiros e as escadas antigas utilizados em tempos como serventia para cultivar os férteis terrenos junto ao rio, são agora colocados à nossa disposição para uma viagem maravilhosa no presente, pelo passado.
As levadas servem-nos de trilho durante grande parte do percurso. Foram estas, nas gerações passadas, essenciais para a sobrevivência do povo local. Por elas corria a água que irrigava os campos e lameiros, de onde saía o sustento de todas as famílias.
Sempre com o rio como fundo, ora caminhando na margem, ora afastando-nos para contemplar, ao longe, o conjunto paisagístico que se formou, deparamo-nos com a imensa beleza deste local.
Descendo à ponte de pedra, troço do antigo caminho do sacramento, passando a pedra má e seguindo o caminho que nos levará até à antiga ponte de pau. No Cadavau, repleto de histórias do imaginário das gentes locais podemos descansar um pouco e observar o poço e a mina dos mouros, a ponte de pau e alguns moinhos, já no rio Gaia. Descemos, apenas o suficiente para contemplar a beleza da queda de água, onde se juntam o rio Gaia e a Ribeira de Lavandeira . Continuando, pelas levadas do louredo, onde os loureiros predominam, subimos ao cabeço da feitiça e a cerca de cem metros, voltamos a descer ao rio.
Deixando para trás, definitivamente, as margens destes rios dirigimo-nos à Ribeira de Pias ou Ribeira dos Tombos , onde se podem ver as ruínas do antigo lagar de azeite. Após pequena marcha chegamos à povoação de Porcelhe , onde pode ser vista a velhinha capela de Nossa Senhora do Pilar. Retomando a rota, deixamos para trás o casario de Porcelhe, alcançamos a Aldeia de Vila Chã , e termina assim o nosso percurso chegando de novo à lavandeira.

Fonte: C.M. Oliveira de Frades

Athugasemdir

    You can or this trail