Tími  7 klukkustundir 20 mínútur

Hnit 1748

Uploaded 29. maí 2019

Recorded maí 2019

-
-
1.743 m
1.044 m
0
5,1
10
20,3 km

Skoðað 73sinnum, niðurhalað 6 sinni

nálægt La Alberca, Castilla y León (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

SIERRA DE FRANCIA: RUTA DE TRES DÍAS EN OCHO

Fomos à Sierra de Francia, situada na província de Salamanca, para uma oportunidade única de estar em harmonia com a natureza, numa aventura por trilhos místicos e paisagens bucólicas do Vale das Batuecas, que se deixa dominar pela imponente Peña de Francia, que se ergue até aos 1723 metros.

A Sierra de Francia está inserida no Parque Natural do Vale das Batuecas. Classificado como reserva da biosfera pela Unesco, distingue-se quer pela sua diversidade paisagística, quer pela sua enorme riqueza cultural. O vale tem uma incrível variedade de flora e fauna pela sua diversidade de altitude permite com que este possua zonas mais quentes e zonas de influência atlântica. Bosques frondosos, vales encantados e miradouros com vistas deslumbrantes espalham-se por todo o território que se encontra igualmente decorado por vários vestígios de outros povos, como pinturas rupestres e calçadas romanas.

Esta rota na Sierra de Francia é um percurso que une várias “rutas de senderismo” do Parque Natural do Vale das Batuecas, tornando o percurso circular. Por uma questão de logística, e como disponhamos só de três dias, optamos por iniciar o percurso na localidade de Cepeda e pernoitar as duas noites em La Alberca, considerando que o percurso realizado se configura a um oito.


2º DIA: RUTA LA ALBERCA - PEÑA DE FRANCIA - LA ALBERCA

O segundo dia na Sierra de Francia percorre caminhos florestais da Sierra de La Alberca e parte do Sendero de largo recorrido GR-10 (Travesía por la Sierra de Francia) desde o Paso de los Lobos, passando por Peña de Francia até La Alberca.

Iniciamos o percurso no Hostal La Alberca, local da pernoita. Seguimos pela Avenida de las Batuecas, aproximadamente 400 metros, onde viramos à direita. Depois de cerca de 300 metros entre uma zona habitacional, encontramos uma bifurcação sinalizada GR-10 e continuamos à esquerda, ao longo de um caminho entre um pinhal paralelo ao arroyo de Arrohuevos. Continuamos ao longo do caminho principal GR-10, atravessamos o arroyo de Arrohuevos por uma ponte e subimos um pouco até chegarmos a um cruzamento. À direita segue a GR-10, nós optamos por seguir pela esquerda por um caminho florestal da Sierra de La Alberca que contorna a serra até ao cume da Peña de Francia, tornando assim a sua ascensão “mais suave”.

O caminho vai ganhando altura progressivamente, sem grandes dificuldades, vamos vencendo o desnível entre pinheiros pelos sopés de Peña del Huevo e Peña Carbonera, deixando à nossa direita o Valle de Lera, cruzando vários caminhos florestais. Por um momento, a floresta de pinheiros clareai e nos deixa ver à esquerda a Peña del Huevo, com sua forma caraterística. Pouco a pouco vamos saindo do pinhal e começaremos a ver a zona rochosa da Peña de Francia que nos acompanhará até ao Collado de los Puertitos, onde existe uma cabana de pastores com cobertura de colmo (chozo).



O Collado de los Puertitos, é um belo enclave com fabulosas vistas do Valle de las Batuecas, Pico Rongiero e Puerto de Monsagro. Aqui temos vários cruzamentos de caminhos, seguimos o caminho que sobe à nossa frente, quando chegamos a uma curva acentuada, saímos do caminho florestal e seguimos um caminho de pé posto, mal definido que atravessa várias zonas de “pedreira” e subindo progressivamente contorna a cabeça do Valle de Lera até ao Paso de Los Lobos.

Paso de los Lobos, com uma altitude de 1.499 metros, é um magnífico miradouro sobre as serras de Francia e Sierra la Granjera, além de servir de linha divisória entre as bacias dos rios Douro e Tejo. Deste lugar podemos ver o vale do rio Agadón, onde as suas águas correm para o Tejo, com a cidade de Monsagro ao fundo, e o vale de La Alberca, onde nasce o rio Francia, onde as suas águas correm para o rio Tejo. A partir deste ponto, vamos seguir a GR-10 até ao final do percurso, em La Alberca.

Atravessamos a estrada para entrar no caminho bem marcado com os sinais da GR-10, começamos a subir a íngreme encosta, mas não excessivamente longa, até ao topo da Peña de Francia. O nome da Peña de Francia faz referência aos repovoadores provenientes da França dos séculos XI e XII. Em 1434 foi descoberta uma imagem da Virgem, para sua custódia, foi construída uma capela. A Virgem da Peña de Francia alcançou muita fama e veneração. Alguns anos depois, o santuário passou para as mãos dos monges dominicanos, que construíram a igreja, o convento e a estalagem, no século XV, com a intenção de abrigar os peregrinos. A imagem da Virgem, esculpida em 1890, está localizada na rocha mais alta da montanha, presidindo o altar. Na Peña de Francia, além do santuário há uma igreja, um convento, uma pequena praça, um albergue e o miradouro para a planície castelhana, onde se pode contemplar a Sierra de Bejar, Sierra de Gata e em dias claros a Serra da Estrela (Portugal).



A descida foi pelo lado oposto pelo qual subimos, seguimos o traçado da GR-10 até La Alberca. Começamos a descida pelo Camiño del Vía Crucis, o caminho baixa rapidamente em ziguezague, cruzamos várias vezes a estrada até uma curva muito apertada da estrada onde sai à direita novamente o caminho. Chegamos a uma bifurcação onde veremos assinaladas as distancias, El Cabaco e Caserito, e La Alberca 5600 km, seguimos para La Alberca, sempre seguindo as marcas da GR-10, o caminho leva-nos até o Rio Francia, que atravessaremos pelas poldras. Seguimos o caminho florestal até à bifurcação da manhã, no Valle de Lera, a partir daqui o caminho faz-se no sentido inverso. Depois de atravessamos a ponte do rio de Arrohuevos, restando-nos só um último esforço para chegar a La Alberca, onde terminamos esta bela etapa no Hostal La Alberca, local escolhido para as pernoitas.


FICHA TÉCNICA DA ETAPA
Dia 26 de Maio 2019
Percurso: La Alberca - Collado de los Puertitos - Paso de los Lobos - Peña de Francia - La Alberca
Distancia: 20,7 km
Duração: 7h20min
Tempo em movimento: 4h41min
Tempo parado: 2h40min
Movimento médio: 4,4kms/h
Acumulado positivo: 1060m
Acumulado negativo: 1043m
Alojamento: Hostal La Alberca Tlm. 0034 923 415 116

TRILHA DAS ETAPAS
1º DIA: RUTA CEPEDA - HERGUIJUELA DE LA SIERRA - LA ALBERCA
2º DIA: RUTA LA ALBERCA - PEÑA DE FRANCIA - LA ALBERCA
3º DIA: RUTA LA ALBERCA - MONFORTE - MOGARRAZ - MIRANDA DEL CASTAÑAR - CEPEDA

TRILHA COMPLETA
SIERRA DE FRANCIA: RUTA DE TRES DÍAS




Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

Athugasemdir

    You can or this trail