-
-
1.222 m
864 m
0
5,4
11
21,76 km

Skoðað 46sinnum, niðurhalað 0 sinni

nálægt Riacho Fundo, Minas Gerais (Brazil)

Primeiro, gostaria de agradecer ao Trilhandos e ao Hélio Júnior, por compartilhar as informações necessárias para a conclusão dessa experiência maravilhosa. Havia muitos anos que eu sentia vontade em conhecer o místico poço do Soberbo!

A caminhada é bem tranquila, não sendo necessária nenhum conhecimento mais técnico, escalada ou qualquer outra coisa que aumente o grau de dificuldade da caminhada. O que me surpreendeu foi a quantidade de água que encontramos no caminho. Mesmo em uma estação seca a qual a Lapinha se encontra (Julho à Outubro), havia muitos lugares para abastecer as garrafinhas com a água límpida.

O intuito dessa caminhada foi exclusivamente para conhecer o poço, mesmo com a quantidade de cachoeiras que havia nos arredores (fumaça, canion do rio das pedras, Rubinho, Bicame e etc). Em uma próxima oportunidade, investirei mais tempo na exploração do local e outras rotas para fazer o acesso, por exemplo: Bicame ao Poço do Soberbo.

O Sr. Vander ( 31 98364-0727 ), proprietários dessas terras, não estava na casinha que se inicia a caminhada e tão pouco na casa de apoio. Sendo assim, não pagamos para realizar essa caminhada, porém, para nossa surpresa, havia uma pessoa sem identificação cobrando para passar pela porteira do brejo ou do pé de manga, como é mais conhecida. Fomos abordados para que pagássemos para acessar a cachoeira do Bicame, mas como estávamos com destino ao Soberbo, não nos foi cobrado nada. Não sei se essas pessoas tem o direito de cobrar para acessar uma estrada que dá acesso ao parque, mas fica meu registro para futuros caminhantes.

A ida para o soberbo é muito tranquila, pois praticamente é só descida até o poço. A volta pode ser um pouco mais “dura” para iniciantes, mas nada muito difícil. Durante o trajeto, na minha opinião, há um atalho que compensa ser pego e outro acredito que não, pois o mato fecha bem a trilha, dificultando a visão e o acesso!

Para quem tem carro 4x4 ou um pouco mais alto, pode iniciar a caminhada da porteira do parque (meu caso), para quem não tem, pode deixar o carro na Lapinha ou no pé de manga. (Deixei o atalho descrito para quem deixar o carro no pé de manga.)
Waypoint

ATALHO

Waypoint

Atalho 1

Waypoint

Atalho 2 (seguir pela estrada é melhor)

Waypoint

ATALHO1

Waypoint

Atenção - Descida ingrime com muitas pedras

Waypoint

Caminho a esquerda - Sem carro 4x4

Waypoint

Caminho para o Soberbo

Waypoint

CASA

Waypoint

Colchete

Waypoint

continue

Waypoint

continue até sair na porteira

Waypoint

continue até sair na porteira 2

Waypoint

continue até sair na porteira 3

Waypoint

continue até sair na porteira 4

Waypoint

continue até sair na porteira 5

Waypoint

Demonstração12

Waypoint

Estacionamento - Caso você não tenha um carro 4x4, deixe o carro aqui e comece a caminhada por esse ponto.

Waypoint

Estacionamento 4x4

Waypoint

ESTRADA

Waypoint

FIM

Waypoint

H23

Waypoint

H2O

Waypoint

H2O BOM CASA

Waypoint

PORTEIRA

Waypoint

Porteira -

Athugasemdir

    You can or this trail