ricardopr3

0,6
1,2

Skoðað 992sinnum, niðurhalað 32 sinni

nálægt Meio da Serra, Rio de Janeiro (Brazil)

O Morro do Meu Castelo, popularmente conhecido como Castelinho, é uma das caminhadas mais frequentadas de Petrópolis, fato este devido a facilidade de acesso. É ideal para pessoas que estão começando a descobrir o mundo das montanhas e ideal para subir com crianças. De lá é possível ver toda a Baia da Guanabara, as cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Magé.

Suba a rua de paralelepípedo que é a Estrada das Torres do Morin, após passar por uma elevatória de água, mais acima chegará a um descampado a beira da estrada (estacionamento), nesse ponto repare o início da trilha a direita de quem sobe.

Siga sempre a trilha mais marcada pois existem diversos atalhos tanto a esquerda quanto a direita, evite-os. Após passar por vestígios de uma antiga rua calçada com paralelepípedos, logo a frente, no final desse trecho, temos uma bifurcação que entrando a direita, em menos de 5 min, chega-se na antiga represa.

Voltando a trilha principal continua-se subindo até a próxima bifurcação, ao contrário do que muitos acreditam, ambas as trilhas levam ao Castelinho inclusive sendo a da esquerda o caminho original e mais longo, e a da direita o mais usual e mais curto. Nesse caso decidimo seguir pelo caminho original. Tenha em mente que o Castelinho está bem a sua frente, portanto se seguir pela direita irá praticamente seguir reto, se for pela esquerda mais a frente teremos outras bifurcações e será necessário seguir para a direita.

Pegando a esquerda, chega-se num riacho, ótimo lugar p/ um descanso e para pegar água .

A trilha agora segue numa subida forte e no final chega-se a um trecho com lajes saindo da mata e já é possível ver o Castelinho.

A trilha continua bem marcada, alternando trechos com laje e vegetação rasteira, siga agora p/ a direita num divertido trepa-pedra, chega-se a Pedra da Lua - evite caminhar muito pela esquerda. Mais uns 2 min e estará no Cume do Meu Castelo.

Retornamos pelo mesmo caminho que subimos.

Estacionamento

Estacionamento aberto para o público deixar o carro e subir o Castelinho.

Direita

Seguir pela direita da trilha principal.

Esquerda

Seguir pela esquerda para o trajeto original.

Laje

Meu Castelo

Mirante

Rocha que serve como mirante para visualizar para de Petrópolis.

Pedra da Lua

Formação rochosa que lembra a superfície da Lua.