Niðurhal

Heildar hækkun

1.107 m

Styrkleiki

Erfitt

niður á móti

649 m

Max elevation

1.919 m

Trailrank

68

Min elevation

1.315 m

Trail type

One Way

Moving time

3 klukkustundir 52 mínútur

Tími

11 klukkustundir 15 mínútur

Hnit

1535

Uploaded

8. maí 2021

Recorded

maí 2021
Share
-
-
1.919 m
1.315 m
10,08 km

Skoðað 269sinnum, niðurhalað 18 sinni

nálægt Paiol Grande, São Paulo (Brazil)

Tivemos o privilégio de fazer uma escalada via ferrata no famoso município de São Bento Do Sapucaí, cuja estância climática é emblemática para os escaladores e montanhistas paulistas devido ao seu imponente completo rochoso, a Pedra Do Baú.
Começamos a caminhada pelo Estacionamento Chico Bento (Graminha), via Estrada Mun. Ana Chata e a concluímos na Portaria MONA Pedra do Baú, saindo pela Estrada Mun. do Baúzinho.

PONTOS CONTEMPLADOS (Nesta ordem):
 Pedra Do Baú (Face Norte) - Mirante Ponta Leste (Vista para o Bauzinho) e Mirante Ponta Oeste (Vista para a Ana Chata);
 Pedra Ana Chata e
 Mirante Do Vale Paiol Grande / Rampa de Voo Livre.

TRAJETO – Caminho bem demarcado e sinalizado com placas de direção. O início pelo estacionamento Chico Bento é mais arborizado e menos usado porque em comparação com os outros dois não tem estrutura como banheiros e lanchonetes. A pernada começa após a porteira, sempre em ascensão, percorrendo primeiramente um trecho de pasto até adentrar a mata. O percurso estimado entre o Estacionamento e a base da Pedra do Baú é de entorno de 1h30min.
Da base até o topo da pedra, são 320 degraus de Via Ferrata (Face Norte), que nos leva a uma altitude de 1.950 metros com campo de visão de 360º. É uma experiência sen-sa-ci-o-nal!
Após a eletrizante conquista do Baú (A volta é pela mesma via, pois a Face Sul está desativada), segue-se em direção a Ana Chata, menos técnica e sem necessidade de equipamento. Possui partes expostas e íngremes, mas com existência de guarda-corpo para a segurança. O interessante da Ana Chata é que para acessar o cume, deve-se atravessar uma passagem entre as pedras. A passagem é curta em extensão e embora escura, não tem necessidade real de uma lanterna. A passagem inicia-se após um lance de escadas instaladas na rocha. E uma vez lá no topo, a direção da DIREITA vai te levar para a vista insigne da Pedra do Baú. A da esquerda exige uma pequena escalada em rocha, mas também promete uma vista de 360º.
Da Ana Chata até o Bauzinho é uma caminhada bem extensa, de aproximadamente 1h30min. E a entrada para o Bauzinho está a pouquíssimo metros do fim da trilha, no Estacionamento do Bauzinho. No entanto, a Portaria do Mona fica mais para baixo, então deste ponto do estacionamento em diante, ainda tem uma caminhadinha em chão de terra batido tendo a opção de passar pelo Mirante do Vale do Paiol Grande e Pista de Voo.

ÁGUA – Existe apenas um ponto de reabastecimento, e este está situado logo no começo da caminhada, especificamente na transição de pasto para a mata. Indico tratar a água em caso de uso. Leve ao menos 2 L, e ainda sim racione durante o trajeto, principalmente em dias mais quentes.

>> Classificação: Nível difícil, levando em consideração pessoas já com experiência em trilhas. É requisito ter bom preparo físico (principalmente se tiver com a intenção de fazer as 3 no mesmo dia) e exige conhecimentos técnicos e práticas de escalada (Se for fazer a Ferrata de maneira independente).
> Destino não indicado para pessoas que tem muito medo de altura, devido aos trechos totalmente expostos.
> Em casos de chuva intensa ou persistente, não recomendado realizar o percurso.

CONSIDERAÇÕES -
- Para a realização deste percurso contemplando a Pedra do Baú, Ana Chata e Bauzinho, recomendo iniciar a atividade o mais cedo possível, leve em consideração que existem outras pessoas e grupos subindo e descendo a Ferrata e isso pode gerar congestionamento e maior tempo de espera, afinal existe apenas uma via (Isso deveria ser melhor gerenciado pelo parque, mas enfim);
- O número máximo de visitantes é de 150 pessoas/dia;
- Conforme a Portaria Normativa da Fundação Florestal 301/2019, só é permitida iniciar a subida do Baú (Via Ferrata) com equipamentos de segurança;
- Ainda sobre a Ferrata: Se não vivenciou nada semelhante e não tiver experiência com o manuseio dos equipamentos exigidos, contrate um guia credenciado;
- Nos cumes da Pedra do Baú e Ana Chata tem sinal de wi-fi.


>> Para a visitação ao Bauzinho não é necessário agendamento prévio; porém, para as pedras Baú e Ana Chata é preciso. Para tal basta acessar o site www.pedradobauu.wixsite.com/my-site-1/agendamentos-bau-1 e preencher os dados solicitados.

Maiores informações, consulte: https://www.saobentodosapucai.sp.gov.br/site/pedra-do-bau/

Organização: NOROESTE – SP
Agradeço pelas fotos: Moabe, Diego, Sara, Marcelo e Fausto.
.
.

Preserve a natureza, pratique o mínimo impacto! ;)
Bílastæði

Estacionamento Chico Bento

Varða

Pasto

Lind

Bica D'água

Varða

Mata / Trilha

Saída da região de pasto.
Varða

Começo Da Ferrata - FACE NORTE

BASA DA PEDRA DO BAÚ. AQUI É CONFERIDO OS NOMES DAS INCRIÇÕES REALIZADAS E COLOCADO O EQUIPAMENTO DE ESCALADA.
Varða

Cume - PEDRA DO BAÚ

PONTO MAIS ALTO DO COMPLEXO 1.950 METROS NÍVEL DO MAR, E AQUI TAMBÉM ESTAVA SITUADO O PRIMEIRO REFUÚGIO DE MONTANHA DO BRASIL.
Fallegt útsýni

Mirante PEDRA DO BAÚ - Ponta Leste

VISTA PARA O BAUZINHO
Varða

Acesso Ferrata Face Sul - DESATIVADA

Desativada tem mais de 5 anos por conta de um desmoronamento de árvores.
Fallegt útsýni

Mirante PEDRA DO BAÚ - Ponta Oeste

VISTA PARA A ANA CHATA MUITA NEBLINA, NÃO CONSEGUIMOS VER NADA =P VAI FICAR PARA UMA PRÓXIMA
Varða

Fim/Descida Ferrata - FACE NORTE

Gatnamót

DIREITA P/ Ana Chata

Gatnamót

Ana Chata X Bauzinho

Gatnamót

ESQUERDA P/ Ana Chata

Varða

Entrada Da Passagem

Acesso para o Cume da Ana Chata
Varða

Cume - ANA CHATA

AO FIM DA ESCADA VIRANDO A ESQUERDA, ACESSO PARA ESTE MIRANTE COM VISTA 360º.
Fallegt útsýni

Mirante - ANA CHATA

Vista para a Pedra Do Baú
Gatnamót

Siga Em Frente

Permaneça na trilha principal, sentido Bauzinho e Estacionamento. Essa entrada á esquerda é provavelmente para alguma via de escalada.
Gatnamót

Entrada Bauzinho

ESQUERDA - Entrada para a trilha que leva para o Mirante do Bauzinho. Seguindo RETo, estacionamento.
Bílastæði

Estacionamento Bauzinho

Só poderá estacionar aqui veículos para resgate de grupos com pessoas cima de 60 anos de idade ou que possua alguma necessidade especial.
Varða

Estrada De Terra

Seguindo sentido Mirante do Paiol e Portaria MONA
Varða

Mirante Do Vale Do Paiol Grande

E Rampa de Voo

Athugasemdir

    You can or this trail